TJPR instaura a 3ª Vara Judicial da comarca de Palmas
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- TJPR instaura a 3ª Vara Judicial da comarca de Palmas
TJPR INSTAURA A 3ª VARA JUDICIAL DA COMARCA DE PALMAS
Unidade vai abranger as competências de Família e Sucessões, Juizado Especial Cível, Criminal e de Fazenda Pública
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou, no dia 20 de janeiro, a cerimônia de instauração da 3ª Vara Judicial da comarca de Palmas. A nova unidade irá abranger as competências de Família e Sucessões, Juizado Especial Cível, Criminal e de Fazenda Pública. A solenidade foi realizada no Tribunal do Júri do Fórum de Palmas e reuniu autoridades dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.
“É um motivo de grande orgulho ver concretizado esse projeto que só reforça o compromisso do Tribunal de Justiça com o povo do Paraná. Que essa nova Vara Judicial seja um símbolo de progresso e de Justiça para Palmas e região”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
Presente na solenidade, o prefeito do município de Palmas, Daniel Ricardo Langaro, ressaltou a importância da união entre os Poderes. “Não podemos pensar em uma cidade próspera se não tivermos uma justiça eficiente. Para que isso aconteça, precisamos da união dos Três Poderes. Todos nós queremos a mesma coisa, progresso e prosperidade para a nossa cidade”, afirmou o responsável pelo município.
A comarca localizada na Região Sudoeste do Estado do Paraná abrange os municípios de Palmas e Coronel Domingos Soares, com uma população estimada de 55 mil habitantes. A criação da 3ª Vara Judicial da comarca foi aprovada pelo Órgão Especial do TJPR e, posteriormente, como Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), no ano de 2023.
Segundo a diretora do Fórum, a juíza de Direito Tatiane Bueno Gomes, a instauração de uma nova Vara Judicial vai auxiliar em uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente. “Hoje celebramos conquistas que reforçam o compromisso com o aprimoramento da Justiça. Essa inauguração representa um passo significativo na prestação jurisdicional”, destacou a diretora.
O presidente da subseção de Palmas da OAB-PR, Eduardo Tobera Filho, falou em nome da Ordem dos Advogados e ressaltou a importância do atendimento à demanda local: “Essa parceria começou já há alguns anos para a construção do nosso complexo judiciário. Temos uma importante união entre o Poder Judiciário, OAB, Ministério Público, Poder Executivo e Legislativo. Agradecemos à juíza Tatiane Gomes, que sempre abraçou a causa, e ao presidente Keppen, pelo seu amor e compromisso para com a nossa região.”
Presenças
Compuseram a mesa de honra as seguintes autoridades: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o prefeito do município de Palmas, Daniel Ricardo Langaro; o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Paulo Hercílio Dangui Bannake; a diretora do Fórum da comarca de Palmas, juíza de Direito Tatiane Bueno Gomes; o diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o presidente da subseção de Palmas da OAB-PR, Eduardo Tobera Filho; o desembargador do TJPR Rogério Etzel; e a promotora de Justiça Ana Cristina Cubas César.