20ª edição do Boletim Informativo do Consij e CIJ Inscrições abertas para o III Fórum Internacional de Integridade
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- 20ª edição do Boletim Informativo do Consij e CIJ

20ª EDIÇÃO DO BOLETIM INFORMATIVO DO CONSIJ E CIJ
Documento traz os destaques das atividades desempenhadas entre abril e junho
O Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij) e a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CIJ), do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), divulgaram a 20ª edição do Boletim Informativo, que reúne as principais atividades desenvolvidas por ambos entre os meses de abril e junho de 2025.
Entre as principais iniciativas realizadas no período, estão as ações permanentes, como a participação em comitês, o apoio na divulgação de eventos da rede, a participação ativa e a coordenação de projetos com alcance estadual. Entre esses projetos, destacam-se as ações alusivas ao enfrentamento das violências contra a população infantojuvenil, à erradicação do trabalho infantil e à adoção.
O boletim também traz o registro de outras atividades relevantes promovidas pelo Consij/CIJ, como a realização do Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção, a participação em mobilizações nacionais, incluindo a Semana de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, e em mobilizações institucionais, como a VII Semana da Adoção do Judiciário. Também são destacadas as contribuições em grupos de trabalho (GTs), como o GT de População em Situação de Rua, o GT de Saúde Mental e o GT Intersetorial para o Acolhimento Familiar.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O III FÓRUM INTERNACIONAL DE INTEGRIDADE
Evento, em formato híbrido, será realizado nos dias 4 e 5 de setembro
Estão abertas as inscrições para o III Fórum Internacional de Integridade, que será realizado nos dias 4 e 5 de setembro no Auditório Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em Curitiba.
O evento, organizado pela Coordenadoria de Governança, Riscos e Conformidade, terá formato híbrido, com transmissão ao vivo para os participantes na modalidade remota, e marcará o lançamento da 2ª edição do Programa de Integridade do TJPR.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia e preenchimento da lista de presença. Quem acompanhar todas as sessões, receberá certificado, tanto na modalidade presencial quanto na remota.
A programação completa, o formulário de inscrição e o link para que outros tribunais ou órgãos da administração pública inscrevam suas boas práticas em Integridade — com a possibilidade de apresentação em painel durante o evento — estão disponíveis no site oficial do fórum: www.tjpr.jus.br/web/iii-forum-internacional-de-integridade
Sobre o evento
O III Fórum Internacional de Integridade tem como propósito fomentar o debate sobre a integridade no âmbito do Poder Judiciário, destacando boas práticas institucionais, políticas públicas e mecanismos de prevenção e combate à corrupção, fraudes e irregularidades. A iniciativa visa fortalecer a cultura da ética, transparência e responsabilidade pública, promovendo a entrega de resultados alinhados ao interesse coletivo.
Como novidade desta edição, o fórum contará com duas salas temáticas, voltadas ao debate de assuntos específicos, à troca de conhecimentos e experiências e à integração entre profissionais de diferentes instituições. Os temas serão:
- Governança, Integridade e Conformidade.
- Comitês ou Conselhos de Ética.
As atividades nas salas temáticas são direcionadas aos profissionais dessas áreas de atuação que estiverem representando suas instituições presencialmente no evento.
Palestrantes confirmados
Entre os nomes já confirmados para esta edição estão:
- Vanderlei de Oliveira Farias – Pós-doutor, filósofo, psicólogo, escritor e professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), autor do livro “Entre Outros: metáfora para tempos difíceis”.
- Guilherme France – Gerente do Centro de Conhecimento Anticorrupção da Transparência Internacional.
- Luciano Amato – Autor do livro “Diversidade e Inclusão: e suas Dimensões”.
- Goretti Bussolo – Coordenadora de Políticas para Mulheres da Casa Civil do Estado do Paraná.
- Marcelo Zenker – Managing Director na FTI Consulting, ex-Diretor Executivo de Governança e Compliance da Petrobras.
A programação detalhada será divulgada em breve no site oficial do evento.
Público-alvo
O evento é destinado a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias e estagiários do Sistema de Justiça e da Administração Pública, bem como a profissionais, acadêmicos e cidadãos com interesse na temática da integridade pública.