Evento reunindo magistrados e servidores foi realizado em comemoração ao projeto que já impactou centenas de paranaenses

Workshop no TJPR reúne órgãos públicos para tratar de acessibilidade e inclusão

Legenda

WORKSHOP NO TJPR REÚNE ÓRGÃOS PÚBLICOS PARA TRATAR DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Evento faz parte de série de iniciativas do projeto Judiciário Inclusivo e Acessível

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu na sexta-feira (22/11) um workshop sobre acessibilidade e inclusão. Representantes de diversos órgãos públicos que atuam em unidades e comissões específicas sobre o tema se reuniram no auditório da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR). 
 
Além de ações do TJPR, foram apresentadas iniciativas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), do Ministério Público do Paraná (MPPR) e da Defensoria Pública do Paraná. “É uma oportunidade para trocarmos ideias para que uma instituição possa colaborar com a outra. Assim, vamos montando uma rede de apoio e podemos pensar em projetos conjuntos pensando no bem das pessoas com deficiência que recebem o serviço público”, declarou o juiz de direito substituto em 2º grau, Luciano Campos de Albuquerque, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJPR. 
 
O objetivo do evento foi proporcionar esse intercâmbio de experiências e boas práticas entre as instituições visando uma capacitação interna e uma melhora no atendimento ao cidadão com deficiência. “Temos ainda muitas barreiras existentes para que as pessoas acessem com igualdade de condições o Poder Judiciário, então é muito rico poder trocar experiências. Os públicos-alvo podem ser diferentes, mas todos com o objetivo de acessar a Justiça”, ressaltou Flavia Portela, assessora da Defensoria Pública do Paraná responsável pela gestão de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência. 
 
A promotora de Justiça do MPPR, Mariana Dias Mariano, destacou que a mobilização dos órgãos públicos é fundamental para que os direitos das pessoas com deficiência sejam efetivados. “A partir do momento em que as instituições trazem essa discussão para dentro delas, identificam e se propõe a enfrentar as barreiras, percebemos que os avanços acabam sendo mais sólidos e mais rápidos também”, disse ela.  
 
O workshop faz parte do Projeto Judiciário Inclusivo e Acessível, promovido pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI) e pelo Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (TJPRlab), com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Gabinete do Secretário-Geral (SG-NAI) e do Observatório de Direitos Humanos (ODH). A iniciativa visa à realização de ações de capacitação, sensibilização e promoção da inclusão da pessoa com deficiência no TJPR.