CEDOC - Museu da Justiça

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Des. Antonio Franco Ferreira da Costa Neto

Antonio Franco Ferreira da Costa Neto nasceu na Capital do Paraná, cidade em que se formou em Direito, em julho de 1993, na Faculdade de Direito de Curitiba (FDC).

 Ingressou na carreira da magistratura como juiz substituto do TJPR em 1998, atuando na 58ª Seção Judiciária (Santo Antônio do Sudoeste) e na 33ª Seção Judiciária (Paranaguá).

 Em 2000 foi promovido a juiz de direito de entrância inicial, passando a judicar em Coronel Vivida. Após novas promoções, no ano de 2003 ocupou o cargo de juiz de direito da 2ª Vara Cível de Paranaguá e, em 2004, passou a juiz de direito substituto de entrância final, quando esteve nas Comarcas de Guarapuava e da Região Metropolitana de Curitiba.

 Entre os anos de 2007 e 2011 ocupou o cargo de juiz de direito da Vara Cível no Foro Regional de Campo Largo da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba e, após, foi removido ao 1º Juizado Especial Cível do Foro Central da mesma Comarca.

 Em 2011 foi designado 1º Ouvidor-Geral da Justiça junto à recém-instalada Ouvidoria-Geral deste Tribunal e, nos biênios 2011-2012 e 2013-2014 atuou como Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral desta Corte de Justiça. Entre 2015 e 2016 foi Juiz Direto do Fórum Eleitoral de Curitiba e Supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor, cumulando em 2016 com o cargo de Juiz Auxiliar da Presidência do TRE-PR. 

No biênio 2017-2019, como membro efetivo da Corte Eleitoral, foi Diretor Executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PR. Em 2019 houve sua designação como Juiz Diretor do Fórum dos Juizados Especiais da Capital e Supervisor do Centro de Conciliação – CECON, também das unidades do Juizado Especial. 

No ano de 2020 foi removido, pelo critério de merecimento, ao cargo de Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau, o qual cumulou com a designação para compor a Comissão de Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado do Paraná. 

No biênio 2023-2024 exerceu a função de Juiz Auxiliar da Presidência deste Tribunal de Justiça, compondo o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Comitê Orçamentário de Segundo Grau e o Comitê Gestor de Precatórios, assim como passou à Supervisão do Departamento de Gestão de Precatórios. Ainda, foi designado Presidente da Comissão de Concurso Público para o provimento de vagas do cargo de Técnico Judiciário do TJPR.

Foi promovido ao cargo de Desembargador, pelo critério de merecimento, em 1º de julho de 2024.

Atualmente integra a 20ª Câmara Cível deste Tribunal.