Autoras fazem parte do projeto Vozes Femininas em Movimento. Todos os títulos tiveram um exemplar doado à biblioteca do TJPR 

TJPR realiza capacitação sobre acolhimento institucional na Comarca de Iretama

Legenda

TJPR REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL NA COMARCA DE IRETAMA

Evento reuniu profissionais da rede de proteção à infância e juventude para fortalecer práticas e discutir o apadrinhamento afetivo

No dia 8 de agosto de 2025, o Fórum da Comarca de Iretama sediou uma capacitação voltada ao aprimoramento das práticas no serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes. A atividade foi conduzida pelo magistrado Guilherme de Mello Rossini, em parceria com a assistente social Priscila de Almeida Souza, da Equipe Regional de Atendimento Multidisciplinar (Eram) do município de Palmital. 

O encontro contou com a participação de equipes técnicas das Casas Lares de Iretama e Roncador, profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e membros dos Conselhos Tutelares dos dois municípios. A iniciativa promoveu um espaço de diálogo e integração da rede de proteção, reforçando a importância da atuação conjunta no acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. 

O papel das equipes técnicas no processo de acolhimento, o acompanhamento das famílias, o preparo das crianças e adolescentes para o retorno ao convívio familiar ou para adoção, além de serem aspectos relevantes para a elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA), foram alguns dos temas debatidos no encontro.  

Na ocasião, ainda foi avaliada a possibilidade de implantação do Projeto Dindo – Apadrinhamento Afetivo na Comarca. A iniciativa, apoiada pelo TJPR, visa promover a crianças e adolescentes em acolhimento institucional a formação de vínculos afetivos estáveis com pessoas da comunidade. O projeto busca ampliar a rede de apoio desses jovens, promovendo a convivência familiar e comunitária saudável, fortalecendo a autoestima e incentivando a autonomia emocional, sempre pautado pelo princípio do melhor interesse da criança e do adolescente.