TJPR define nomes de novos desembargadores Tribunal do Júri de Castro recebe estudantes da rede estadual de ensino
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- TJPR define nomes de novos desembargadores
TJPR DEFINE NOMES DE NOVOS DESEMBARGADORES
Dois magistrados foram promovidos em sessão do Tribunal Pleno
Em sessão do Tribunal Pleno realizada na segunda-feira (01/07), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) definiu o nome de dois novos desembargadores para a Corte. O juiz Kennedy Josué Greca de Mattos foi promovido ao mais alto cargo da magistratura estadual pelo critério de antiguidade, enquanto o juiz Antônio Franco Ferreira da Costa Neto foi promovido pelo critério de merecimento. As promoções decorrem das aposentadorias da desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira e do desembargador Jorge Wagih Massad.
Lista de merecimento
Na mesma sessão, também foi escolhido um novo nome para compor a lista de promoção a desembargador por merecimento. Entre os 23 magistrados avaliados pelos atuais desembargadores do TJPR, o juiz de Direito substituto em 2º grau Ricardo Augusto Reis de Macedo recebeu a maior nota: 99,42.
A pontuação é formada a partir de avaliação pelos critérios de desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional), produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional), presteza no exercício das funções e aperfeiçoamento técnico.

TRIBUNAL DO JÚRI DE CASTRO RECEBE ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO
Os alunos participaram presencialmente de uma sessão no fórum do município
O fórum de Castro-PR recebeu, no último dia 09/07, alunos do Colégio Estadual Major Vespasiano Carneiro de Mello para participarem de uma sessão real do Tribunal do Júri. A iniciativa teve como objetivo apresentar aos estudantes noções fundamentais sobre como funcionam as audiências do Tribunal do Júri.
A ideia partiu de uma visita prévia do juiz substituto Márcio Carneiro de Mesquita Júnior ao colégio. Na ocasião, o magistrado sugeriu à direção da escola a possibilidade de os alunos assistirem presencialmente à sessão do Tribunal do Júri, o que foi prontamente acolhido pelo diretor colégio.
Participaram da visita estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio e também do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho e do curso profissionalizante de Formação de Docentes.
Foi escolhido um júri compatível e que pudesse ser simples, facilitando a assimilação dos alunos. Além disso, o magistrado produziu um podcast explicativo, elaborado de forma lúdica, que foi encaminhado previamente aos estudantes para auxiliar o entendimento da sessão.