Paraná faz programação especial para a terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”

Nessa quinta-feira (11/07), foi realizada a abertura oficial da terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Programa Fazendo Justiça.  Com o tema “O que pode a cultura no Sistema Socioeducativo?”, a iniciativa tem como objetivo promover o debate sobre o acesso à cultura e à leitura por parte de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. A abertura foi transmitida pelo canal do CNJ no YouTube.

Além da programação nacional, que acontece nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho, cada estado é convidado a desenvolver atividades autogestionadas. No Paraná, as oficinas foram iniciadas em junho nos Centros de Socioeducação (CENSE) de Curitiba e de Cascavel. O CENSE de Santo Antônio da Platina, também selecionado para esta edição, teve uma oficina no dia 12 de julho.

“O Caminhos Literários, tem representado uma ação que potencializa e qualifica o trabalho socioeducativo ao dar lugar de visibilidade para que as unidades, adolescentes e profissionais da socioeducação, enfim o sistema de atendimento, apresente seu trabalho cotidiano. É um espaço de valorização da prática e de incremento dela, já que nos encontros e apresentações há espaço de trocas de experiências que favorecem a visualização de outras práticas socioeducativas que podem ser incorporadas”, explica a  Coordenadora da Divisão de Formação Educacional e Profissional da Secretaria da Justiça e Cidadania, Gloria Christina de Souza Cardozo.

A programação nacional está disponível no site do CNJ. 

Confira a programação estadual abaixo.

 

Paraná no 3º Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura

Junho - Atividade autogestionada no CENSE Curitiba (público misto): Projeto rodas de leitura na biblioteca e uso de metodologias ativas de podcast e storytelling “Socioeducandos na Terra dos Contos, do Podcast e do Storytelling", unificando uma ação iniciada anteriormente com a proposta do evento. As atividades do projeto foram iniciadas em março e ocorrem semanalmente às terças, tendo sido realizadas ações de junho nos dias 04, 11, 18 e 25. As atividades de junho serão representadas no videocast, ação que foi elencada para representar as unidades paranaenses na parte que envolve a participação exclusiva das unidades socioeducativas de todo o país no evento.

Junho - Atividade autogestionada no CENSE Cascavel 1 (público feminino): Foi realizada a oficina "Dirceu Rosa: mãos e digitais", com a fruição artística das obras do artista plástico Dirceu Rosa, atividades externas das adolescentes para visita às suas esculturas, distribuídas em várias localidades do município de Cascavel, e com encerramento por meio do encontro e entrevista com o artista.

11 de julho  - Apresentação do Clube de Leitura durante o evento nacional.

12 de julho - Atividade autogestionada no CENSE Santo Antônio da Platina: A “Oficina de Poesia Livre” será conduzida pelo poeta, professor e filósofo platinense Yuri Claro, o qual é conhecido por sua sensibilidade artística e profundo conhecimento literário, e trará para a oficina uma abordagem que combina elementos da poesia contemporânea e clássica, proporcionando uma experiência inspiradora.

16 e 17 de julho - Adolescentes e equipes dos CENSES Cascavel, Curitiba e Santo Antônio da Platina participam dos painéis culturais e das mostras de experiências culturais que integram a programação do evento.

17 de julho - A experiência cultural desenvolvida pelo CENSE Curitiba apresentará a atividade de videocast realizada.