Rolezinho reúne crianças na sede do TJPR e celebra a inclusão e a diversidade
ROLEZINHO REÚNE CRIANÇAS NA SEDE DO TJPR E CELEBRA A INCLUSÃO E A DIVERSIDADE
Visita guiada também passou pela Assembleia Legislativa do Paraná e pelo Palácio do Iguaçu
Na Semana da Criança e do Adolescente do Judiciário, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu um “Rolezinho Inclusivo”. A visita, no dia 10 de outubro, reuniu filhos de magistrados(as) e servidores(as), com e sem deficiência, e passou pela sede do TJPR, pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR) e pelo Palácio Iguaçu.
A iniciativa teve o objetivo de aproximar as crianças do Poder Público, celebrando a diversidade e a inclusão. Além disso, também proporcionou a troca de experiência entre as famílias. “É inclusão, é fazer as pessoas, com ou sem deficiência, realizarem as mesmas atividades, estarem juntas. É saber que todos devem ser tratados iguais à medida das suas desigualdades”, afirmou o presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Cpai), juiz de Direito substituto em 2º grau Luciano Campos de Albuquerque.
“As pessoas com deficiência não podem ser deixadas de lado, as crianças e os idosos também não. Temos que ter um tratamento igual para todos, e é isso que estamos tratando aqui”, destacou o servidor e membro da Cpai, Gilberto Osawa.
No Tribunal, os visitantes conheceram a Biblioteca Hugo Simas, a Presidência, o Tribunal Pleno, a Galeria dos Presidentes e o Museu da Justiça. As crianças relataram a experiência no trabalho dos pais: “Eu gostei muito da biblioteca e já fiz alguns amigos”, contou Amanda Gayer, de 8 anos. “Eu adorei conhecer o Tribunal, como eram os computadores antigamente e o negócio para não borrar o papel”, afirmou Betina Rossi, de 8 anos. “Eu estou gostando muito desse lugar, fiquei feliz porque estou conhecendo coisas novas”, ressaltou João Henrique Albuquerque, de 9 anos.
O Rolezinho faz parte do projeto Judiciário Inclusivo e Acessível, desenvolvido por meio da Cpai e do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPRlab). A iniciativa também conta com o apoio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (SG-NAI) e do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) e tem como objetivo promover a conscientização e a sensibilização sobre a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do TJPR.