Projeto “A Família Salva” apoia familiares de egressos do Complexo Médico-Penal

PROJETO “A FAMÍLIA SALVA” APOIA FAMILIARES DE EGRESSOS DO COMPLEXO MÉDICO-PENAL
Iniciativa oferece orientação e suporte aos responsáveis pelas pessoas em tratamento após medida de segurança
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com o Comitê Executivo de Saúde do Conselho Nacional de Justiça no Paraná, a Defensoria Pública do Paraná e a Secretaria Estadual de Saúde, lançou o projeto “A Família Salva”. A iniciativa é voltada ao acolhimento e orientação de familiares e responsáveis por egressos do Complexo Médico-Penal que iniciaram tratamento ambulatorial na rede de saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS) após o cumprimento da medida de segurança.
O projeto é voltado aos familiares de pessoas que cumpriram medida de segurança em regime de internação e estão em processo de reintegração social por meio do atendimento psicossocial na rede pública. Com base na escuta das principais dificuldades enfrentadas por quem acolhe o egresso, o projeto busca esclarecer dúvidas recorrentes, como a recusa ao uso de medicação prescrita ou crises de saúde mental.
Como parte da iniciativa, o TJPR produziu um vídeo informativo com orientações aos familiares dos egressos sobre a rede de promoção à saúde física e à saúde mental disponível no SUS. O material destaca os principais serviços que compõem o sistema de cuidado em saúde mental, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Ambulatórios de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e os Serviços Residenciais Terapêuticos. Com linguagem fácil e acessível, o conteúdo acolhe os familiares dos egressos e reconhece o papel essencial da família no processo de recuperação e acompanhamento terapêutico, especialmente no período inicial de retorno ao convívio social.
O conteúdo audiovisual será disponibilizado em múltiplas plataformas, incluindo os televisores das unidades dos Caps, as redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde e, de forma direta, nos celulares dos familiares, por meio de aplicativos de mensagem. A proposta de envio via WhatsApp facilita o acesso às informações e permite que o material esteja sempre disponível como um guia de consulta rápida e confiável nos momentos em que o apoio for necessário.
Confira o vídeo informativo que traz orientações aos familiares dos egressos.