Notícias

TJPR inicia segunda edição do Fórum Internacional de Integridade

Legenda

TJPR INICIA SEGUNDA EDIÇÃO DO FÓRUM INTERNACIONAL DE INTEGRIDADE

Temas como ética, governança, diversidade, inclusão e inteligência artificial são debatidos durante a programação 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) abriu, na tarde de quinta-feira (17/10), a segunda edição do Fórum Internacional de Integridade. Até a sexta-feira (18/10), os participantes debaterão temas como integridade, governança, ética, diversidade e inclusão, além de mudanças e efeitos trazidos pela inteligência artificial no âmbito do Poder Judiciário. O objetivo é aprofundar a discursão sobre os temas, explorando como eles podem contribuir para a melhoria das práticas judiciais e promover um ambiente mais ético e transparente.  

Durante a solenidade, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou o comprometimento do Judiciário paranaense com a cultura da integridade. “Nós internalizamos esse conceito e estamos nos preocupando, absolutamente, com esta cultura. São princípios que precisam ser revisados e cultivados todos os dias”, afirmou o presidente.

O diretor-geral da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, também falou sobre a importância do evento: “realizar este fórum é um motivo de muita alegria. São temas importantes e atuais que precisam estar presentes, naturalmente, em cada relação e em cada ato no Tribunal. Será um grande momento para debater essa temática”.

Presente na cerimônia, a conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenadora do Comitê de Integridade do Poder Judiciário, Daniela Pereira Madeira, ressaltou o pioneirismo do TJPR. “Gostaria de parabenizar o Tribunal de Justiça do Paraná pela realização deste fórum, porque é um evento que nos convida a refletir profundamente sobre temas essenciais e transformadores dentro do escopo da integridade”, apontou a conselheira.

Programação

Durante dois dias, os debates são conduzidos por especialistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais, e incluirão a apresentação de boas práticas adotadas por outros órgãos públicos. O intercâmbio de conhecimentos e experiências visa promover ideias inovadoras e eficazes para enfrentar os desafios atuais e futuros relacionados a essas temáticas no Sistema Judiciário, possibilitando avanços significativos e gerando impactos positivos na sociedade.

“A integridade sempre traz benefícios em prol da qualidade de vida das pessoas. Quando olhamos, ao final do dia, e vemos que a vida das pessoas está melhorando a partir de uma eficiência da administração pública, isso é a própria razão de ser do estado. O Poder Judiciário trazendo para si essa responsabilidade de implementar um programa de integridade e dar o tom de correção em relação à atuação dos seus membros. Isso é fundamental”, destacou o coordenador científico e palestrante do evento, Marcelo Zenkner.

Confira a programação completa do II Fórum Internacional de Integridade.

Acompanhe o evento online.

Presenças

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen;  1ª vice-presidente do TJPR, desembargadora Joeci Machado Camargo; diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira; conselheira do CNJ Daniela Pereira Madeira; vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivens Linhares; e a controladora-geral do Estado do Paraná, Letícia Pereira da Silva.