IDENTIDADE INSTITUCIONAL
“UMA NOVA IDENTIDADE PARA UM NOVO TEMPO


     A identidade institucional é a expressão que confere personalidade e traduz o que se considera ideal para a instituição, representada nos conceitos de missão, visão e valores, onde missão define a razão da existência; visão, a situação desejável para o futuro; e os valores constituem a base de tudo o que se acredita como certo e adequado. 


Por que existimos? MISSÃO: Nós existimos para realizar Justiça, por meio da resolução de conflitos, assegurando a paz social. O que pretendemos? VISÃO: Pretendemos nos consolidar como um Tribunal de excelência na prestação de serviços judiciários. O que orienta nossas ações? VALORES: Justiça, eficiência, inovação e sustentabilidade; Transparência, ética e integridade; Respeito, acessibilidade, diversidade, inclusão e valorização das pessoas.

Confira o vídeo sobre a atualização da identidade institucional do TJPR:


 


 

     A missão institucional corresponde ao propósito e à razão de existência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Como atividade fim, o TJPR busca promover a Justiça, atuando na resolução de conflitos por meio da interpretação e aplicação das normas legais.​​​​
 


 

     A visão institucional, sempre orientada pela missão do Tribunal, equivale aos interesses de longo prazo, aos objetivos futuros e ao estado ideal que o TJPR deseja alcançar. Visa inspirar, motivar, criar alinhamento estratégico, guiar o crescimento da organização e comunicar ambições futuras às partes interessadas.

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     Já os valores institucionais são os princípios morais que norteiam o comportamento e as decisões do TJPR. Esses valores são importantes pois moldam a cultura do Tribunal, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho saudável e ético. Além disso, refletem a imagem e a reputação do Poder Judiciário perante a população, bem como auxiliam na tomada de decisões consistentes com os princípios defendidos pelo Tribunal.
 

Veja abaixo a descrição de cada valor:


Justiça: atuar com respaldo na legalidade, visando a uniformidade e a segurança jurídica. Objetiva-se reconhecer e satisfazer direitos com a devida celeridade processual, ampliando o acesso à jurisdição.
Eficiência: promover a adequada aplicação dos recursos públicos, proporcionando a desburocratização, a celeridade processual e a maximização dos resultados obtidos.
Sustentabilidade: defender um meio ambiente equilibrado, intencionando assegurar qualidade de vida às gerações atuais e futuras.
Transparência: disponibilizar à sociedade informações sobre decisões administrativas e desempenho institucional através de recursos tecnológicos que garantam a agilidade, a facilidade de acesso e a segurança de dados pessoais.
Ética: agir sob a égide dos princípios da boa-fé, da honestidade, da lealdade e da dignidade.
Integridade: agir com profissionalismo, comprometimento e engajamento, buscando as melhores práticas de governança pública, o aprimoramento dos regulamentos, a minimização do risco, a prestação de contas e a responsabilização.
Inovação: explorar novas ideias, buscando transformar rotinas, rever paradigmas e obter mudanças positivas.
Acessibilidade: criar condições para a igualdade de oportunidades por meio da eliminação de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, tecnológicas e atitudinais.
Diversidade: reconhecer a pluralidade da sociedade, valorizando e promovendo a igualdade de gênero, de raça, de orientação sexual e de pessoas com deficiência, bem como o respeito às mais diversas etnias, religiões, classes sociais e idades, idealizando a prevenção de toda e qualquer forma de discriminação.
Inclusão: criar condições de acesso à justiça e promover a igualdade, a acessibilidade, a diversidade e a redução das causas de marginalização.
Respeito: garantir dignidade aos cidadãos em geral e, especialmente, aos jurisdicionados, prevenindo casos de assédio e discriminação.
Valorização das pessoas: promoção do capital humano, firmando como maior patrimônio o corpo de magistrados, servidores, estagiários, colaboradores, jurisdicionados e agentes.