Notícias

Juízas e juízes substitutos recém-empossados iniciam Curso de Formação na Ejud-PR

Legenda

Juízas e juízes substitutos recém-empossados iniciam Curso de Formação na Ejud-PR

A capacitação ocorre presencialmente e terá duração de 480 horas


Seg, 14 out 2024 20:58:41 +0000

Teve início nesta segunda-feira, 14 de outubro, o Curso de Formação Inicial para Juiz Substituto para as 32 novas magistradas e magistrados que tomaram posse no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) na última quinta-feira, 10 de outubro. Em sua 4ª edição, a formação é realizada de forma presencial na capital paranaense, sendo credenciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e certificada pela Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR).

Na abertura da formação, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, destacou a importância do curso para a trajetória dos juízes substitutos recém-empossados. “A educação te prepara, efetivamente, para você poder dar resposta à complexidade que é a vida da gente. E o que nos sustenta, nos dá exatamente força para enfrentarmos toda essa complexidade, é o conhecimento”, afirmou o chefe da corte paranaense. “Por isso que, para cada um e cada uma, nesse curso, eu estimo que, efetivamente, se dediquem, gostem realmente, compreendam a significação dele”, finalizou.

O formador responsável pelo planejamento e coordenação do curso, juiz Carlos Eduardo Faisca Nahas, deu boas-vindas e felicitações aos novos juízes. “Daremos abertura no nosso curso de formação inicial, tão esperado. Se eu estou feliz, imagino vocês. O que eu quero desejar para vocês agora é muito sucesso. E sejam bem-vindos", afirmou.  

O curso possui seis módulos e se estenderá até o final de janeiro de 2025, totalizando 483 horas de formação. Entre os temas abordados, estão a apresentação do funcionamento do TJPR e sua estrutura administrativa, ética, hermenêutica, direitos humanos, comunicação, entre outros tópicos.

O diretor da Ejud-PR, desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, declarou oficialmente aberto o processo de formação. “Teremos um longo convívio juntos. São 480 horas de curso”, afirmou. “Sejam muito bem-vindos aqui à Escola Judicial. Para nós, é uma alegria e uma satisfação tê-los aqui. Declaramos aberto o 4º Curso de Formação Inicial para Juiz Substituto.”

Sobre o curso  

O Curso Oficial de Formação Inicial para Juiz Substituto, promovido pela Ejud-PR, é direcionado aos magistrados recém-empossados, aprovados no Concurso de Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado do Paraná. Realizado de forma presencial e com caráter obrigatório, o curso ocorre imediatamente após a posse e o início do exercício das atividades jurisdicionais.

Com foco na integração dos magistrados, o curso visa promover o desenvolvimento de competências específicas, tanto teóricas quanto práticas, e comportamentais, necessárias para o exercício eficiente da função jurisdicional e gerencial. Além disso, a formação está em conformidade com a Emenda Constitucional nº 45 e com as diretrizes da Resolução nº 02 de 2016 da Enfam, que regulam a formação inicial e continuada de magistrados, alinhando-se ao regimento e à estratégia do TJPR.

Descrição da imagem de capa: Foto dos novos magistrados empossados, sentados de costas e à frente do presidente do TJPR. O presidente do Tribunal está ministrando o Curso de Formação Inicial para Juiz Substituto; ao seu lado, estão o presidente o diretor da Ejud-PR e o coordenador do curso.